Bilhete unico
Eduardo Alves
Ricardo Mota
Fatec Tatuapé - 2012
Introdução
A tecnologia vem cada vez mais entrando em todas as áreas e com sua entrada em todas as áreas, um setor que cresce muito é o setor da tecnologia da informação e comunicação, algo no dia de hoje é de fundamental importância, na vida de todo cidadão.
Observando a grande expansão da tecnologia da informação, vemos que ela se introduz em setores variados facilitando a sua comunicação, sua integração com outros setores, sua velocidade no processo e principalmente a confiança nos dados informados e a agilidade de compartilhamentos com varias regiões distantes.
Depois de analisar e ver a grande importância da tecnologia de informação em vários setores, observamos que no âmbito do transporte, ela entra em uma coisa que convivemos normalmente e que como temos acesso todo dia acabamos não observando com olhos de espanto ou admiração. Cerca de 95% dos alunos da nossa sala vai ter em seus bolsos, para fazer a locomoção na cidade. Essa tal tecnologia que vamos abordar é o bilhete único, que com sua tecnologia chamada (tecnologia sem-contato NXP Mifare), ele facilita o processo, otimiza tanto as paradas quantos a circulação dentro de ônibus, trem e metro.
Essa tecnologia sem-contato NXP Mifare do bilhete único, funciona a partir de um sistema chamado RFID (uma sigla em inglês que significa Radiofrequência), que possibilita que o cartão armazene dados referentes às recargas dos cartões. Essa tecnologia no bilhete único é chamada sem-contato, pois nele o chip de comunicação é introduzido no plástico PVC ao contrario dos cartões de banco que seu chip vem amostra (esses cartões são chamados cartões de contato). A grande vantagem da tecnologia do bilhete único é que não se necessita nenhum contato físico para ler ou gravar um cartão, basta aproximá-lo uns centímetros, para poder transferis dados. Além do simples uso que propõem, também convém assinar que as aplicações