bilbiografia
François-Marie Arouet nasceu em 21 de novembro de 1694, foi o quinto filho de um tabelião, após a morte de sua mãe, ainda criança foi estudar em um colégio jesuíta, Em 1718 trocou de nome e tornou-se Voltaire.
Voltaire foi poeta, historiador e filósofo iluminista, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio.
Voltaire foi um escritor prolífico, e produziu obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.
Ele foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo.
Voltaire foi um dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e idéias influenciaram pensadores importantes.
Voltaire foi um burguês que se opôs à intolerância religiosa, intolerância de opinião existente na Europa no período em que viveu. Mobilizado com o caso Calas executado injustamente, redigiu o Tratado sobre a tolerância, após interessou-se por outros cassos e empregou sua pena a serviço da justiça.
Além de apoiar a liberdade de expressão, Voltaire também defendia a criação de leis para todos da população.
O conjunto de idéias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo, Voltaire teve uma vida conturbada, se exilando em vários países como Inglaterra e Holanda.
Destacamos que Voltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis, como é o caso de Frederico II, o grande, da Prússia, um déspota esclarecido.
Por fim, Voltaire ,volta a seu país de origem após a morte de Luis XV, a pedido da Madame Denis, mas a viagem exigiu demais dele, que morreu em 30 de maio de 1778, com 83 anos. Seu corpo foi