Malária ou paludismo
Ministério da Educação
Escola do Iº ciclo do ensino secundário 2033
Trabalho de Biologia
Tema:
Nome: Edilson I R T Nº 40
Sala: 12
ÍNDICE
Pág.
Introdução ………………………………………………………………………….... 2
Sintomas do paludismo ................................................................................................ 3
Diagnóstico do paludismo ……………………………………………………………3
Prevenção do paludismo ……………………………………………………………...3
Conclusão …………………………………………………………………………… 4
Bilbiografia …………………………………………………………………………...5
INTRODUÇÃO
O Paludismo, ou malária como também pode ser conhecida, é uma infecção no sangue, uma infecção dos glóbulos vermelhos, transmitida através da picada de um mosquito do gênero Plasmodium, um organismo unicelular, contaminado.
O paludismo transmite-se através da picada do mosquito Anopheles fêmea infectado, por uma transfusão de sangue contaminado ou então por uma injecção dada com uma agulha previamente utilizada numa pessoa infectada. Existem quatro espécies de parasitas (Plasmodium vivax, Plasmodium ovale, Plasmodium falciparum e Plasmodium malariae) que podem infectar os humanos e causar paludismo.
SINTOMAS DO PALUDISMO
São sintomas do paludismo:
Febre alta;
Calafrios;
Dor de cabeça;
Dor no corpo;
Fraqueza;
Mal estar;
Tremores pelo corpo;
Tontura
Náuseas;
Vômitos.
Os sintomas do paludismo iniciam 10 a 35 dias após o mosquito ter picado o indivíduo, são inespecíficos e frequentemente confundidos com os da gripe. Os parasitas instalam-se no fígado e amadurecem em 2 a 4 semanas, e após esse período invadem e destroem as células vermelhas do sangue.
DIAGNÓSTICO DO PALUDISMO
Para o diagnóstico do paludismo deve-se realizar um teste rápido com uma gota de sangue, que deverá ser observado num microscópio para identificação dos parasitas.