Bienal trabalho arte
interação e inter-relação que esperamos potencializar. Tendo como ponto de partida algumas obras expostas na 29ª Bienal, pretendemos tecer uma rede de ideias enquanto refletimos juntos sobre os seguintes recortes, fundamentais quando se trata de arte contemporânea: UMA CONVERSA SOBRE A ARTE DE HOJE BIENAL E BIENAIS CURADORIA E EIXOS CONCEITUAIS PLURALIDADE LUGAR DA ARTE SISTEMA DA ARTE CAMINHOS DA ARTE O ESPAÇO DO EDUCADOR está em conexão direta com a sala de aula, por isso vamos abordar questões recorrentes no ensino de arte contemporânea, abrindo possibilidades de investigações para traçar novos percursos e trajetórias da arte na escola. Boa investigação!
APRESENTAÇÃO Nosso objetivo é inaugurar um espaço virtual para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. Em 7 encontros, vamos discutir sobre arte, o ensino da arte e as possibilidades do olhar contemporâneo. A cada encontro, uma conversa. Conversas interligadas, que se expandem em outras, sempre em movimento. Estas conversas vão se tornando cada vez mais complexas, não apenas pelo grau de entrelaçamento dos conteúdos apresentados, mas pelas possibilidades de
Encontro 1 UMA CONVERSA SOBRE A ARTE DE HOJE A arte precisa de público e as pessoas podem se tornar mais sensíveis quando em contato com a arte. O binômio arte-público está presente em vários âmbitos da arte.
Neste encontro, vamos apresentar algumas ideias importantes para aquecer o debate sobre as relações entre obra, artista e público, as quais são indissociáveis na produção artística.
QUANDO VOCÊ PENSA EM ARTE VOCÊ PENSA EM QUÊ? A relação produção de arte e público nem sempre anda no mesmo compasso. As expectativas do público dependem de suas experiências anteriores com a arte e os critérios acionados para estabelecer relações podem mostrar-se insuficientes se não houver abertura para o novo, o inusitado.
A arte contemporânea pode nos surpreender. O espectador pode se relacionar com as obras de