Bienal do Livro
Ocorreu de 22 a 31 de agosto, no Anhembi, onde pude encontrar as principais editoras nacionais e o contato dos distribuidores dos materiais. Pude ter acesso aos lançamentos e vários temas da área de pedagogia. Segundo estatística esteve na Bienal aproximadamente 720 mil pessoas em 10 dias de feira. A maioria jovem a procura de seu livro preferido.
Visitei vários stands de editoras de livros de pedagogia e gostei muito. Descobri professores e diretores podem fazer a credencial e entrar de graça, achei muito bom para incentivar os educadores a frequentar a Bienal. Havia muitas crianças nos stands, comprando seus livros preferidos e escolhendo seus autores preferidos. Para minha docência esta visita foi muito importante, pois tive contato com as editores e descobri que temos muitas fontes de informação para aperfeiçoar as aulas.
As editoras fornecem livros para que os professores analisem se são viáveis para a escola, achei muito interessante para os professores ter acesso a várias editoras e verificar qual livro sugerir à Coordenação Pedagógica. Encontramos também vários stands de material de mobília para escola, brinquedos didáticos, carimbos, entre outros materiais para auxiliar o professor em sala de aula.
Haviam várias programações de palestras e mesa-redonda, mas todas lotadas, não havia mais vagas para quem chegasse para se inscrever na hora. Presença de autores renomados participaram dos eventos. Tive a oportunidade de ver o escritor Ziraldo e Maurício de Souza que estavam autografando seus livros.
Na próxima Bienal farei minha inscrição antecipada para participar das Palestras e Mesa-redonda de temas da minha área. Também comprarei meus ingressos antes, pois fiquei 2 horas na fila. Mas valeu a pena adentrar no mundo dos Livros, ter acesso às informações, às novidades, aos autores, e tudo mais.