Bico de bunsen
UNILESTEMG Graduação em Engenharia de Produção
QUESTIONÁRIO SOBRE A VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL
CORONEL FABRCIANO
2013
1- Como se identifica, experimentalmente, no processo de queima do bico de Bunsen, a ocorrência de um excesso de combustível em relação ao comburente?
Identifica-se a ocorrência de um excesso de combustível em relação comburente quando a entrada de ar primário está fechada, não permitindo assim, a entrada de oxigênio.
2- Como se explica a variação das cores obtidas ao se colocar os sais dos diferentes metais na chama?
Ao colocar os sais na chama observamos que a sua coloração se altera, em função do somente do cátion desse sal, pois utilizamos vários cloretos e cada um emitiu uma cor diferente.
3- Qual é a composição do GNV e do GLP? Qual motivo você citaria para explicar o fato da queima do GNV gerar menos energia que a do GLP?
GNV: Gás natural veicular : é uma mistura de elementos cujo principal componente é o metano (cerca de 90%). Esse gás é extraído de reservas naturais e utilizado largamente como combustível em todo o mundo
GLP: Gás liquefeito de petróleo : propano, C³H8 e butano C4H10
O poder calorífico dos gases quantifica a sua capacidade de gerar energia, uma vez efetuada a combustão. Os gases com maior capacidade calórica são os mais pesados, sendo, no entanto mais instáveis e perigosos.
4- Qual é a composição da gasolina? Qual é a principal diferença na queima da gasolina e do etanol? Em termos ambientais, qual dos combustíveis citados é o melhor?
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, são mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos.
O poder