bico de bunsen
Este experimento foi realizado para obtermos conhecimento sobre o Bico de Bunsen, e para realizarmos o teste de chamas com os elementos químicos e observarmos diferentes colorações e o aquecimento da água e observar o ponto de fusão e ebulição.
INTRODUÇÃO:
Quando algum material é exposto a uma chama, se espera que ele “queime”, pois uma grande maioria dos materiais que nos rodeiam entra em combustão em contato com o fogo. Não são todos que entrarão em combustão, pois há também materiais que possuem ponto de fusão muito alto, como o ferro (presente no experimento) que exposto as diferentes chamas, projetadas pelo Bico de Bünsen, tem ao máximo sua estrutura incandescida. Basicamente analisamos as alterações decorrentes da exposição, a chama, de alguns materiais, pré-determinados, como sais e metais.
O Bico de Bunsen é um aparelho idealizado pelo químico alemão Robert W. Bunsen (1811-1899), professor de química da Universidade de Heidelberg, em 1852. É usado para aquecer objetos ou soluções não inflamáveis. Ele pode ainda, ser usado para aquecer objetos a temperaturas muito altas. O bico de Bunsen possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente “fria”, pois a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar a cor azul da chama indica que a mistura gasosa foi otimizada, e, portanto, a chama está na temperatura mais quente possível, chegando até 1560 °C.O bico de Bunsen é utilizado para a realização do teste de chamas, um procedimento usado para testar qualitativamente a presença de certos metais em compostos químicos. Quando levamos um composto em uma chama, os íons presentes no metal começaram a emitirá a luz, assim dependendo de cada composto a chama apresentará uma cor característica.
Este trabalho teve como objetivo identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama e para