proc estocasticos
É interessante notar que muitas formas não elétricas de comunicação, também envolvem um processo de modulação, como a fala por exemplo. Quando uma pessoa fala, os movimentos da boca são realizados a taxas de frequências baixas, da ordem de 10 Hertz , não podendo a esta frequência produzir ondas acústicas propagáveis. A transmissão da voz através do ar é conseguida pela geração de tons portadores de alta frequência nas cordas vocais, modulando estes tons com as ações musculares da cavidade bucal. O que o ouvido interpreta como fala é, portanto, uma onda acústica modulada, similar, em muitos aspectos, a uma onda elétrica modulada.
Em grande parte, o êxito de um sistema de comunicação depende da modulação, de modo que a escolha do tipo de modulação é uma decisão fundamental em projetos de sistemas para transmissão de sinais. Muitas e diferentes técnicas de modulação são utilizadas para satisfazer as especificações e requisitos de um sistema de comunicação. Iremos abordar hoje as mais utilizadas atualmente.
A modulação em Amplitude(AM-DSB-Amplitude Modulation Double Side Band) é técnica de modulação mais antiga(desde 1980), sendo adotado principalmente na radiofusão comercial. A AM-DSB é a forma de modulação em que a amplitude da portadora, varia em função do sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Além da