psicologia vista pela 3ª idade
ENVELHECENDO PASSO A PASSO
(2006)
Paulo Teixeira
Licenciado em Psicologia pela Universidade Lusíada do Porto, Portugal
Contactos do autor: vpaulo_teixeira@iol.pt RESUMO
Na sociedade do progresso, é cada vez mais evidente o stress existente na população. O corre-corre do quotidiano faz com que as pessoas se desgastem mais rapidamente e não parem para pensar. É notório, que cada vez existe menos tempo para o cuidado pessoal e para os outros.
Numa época em que os idosos estão em maioria, principalmente no nosso país, é de salientar que os nossos “olhos” se voltem mais para essa população.
O processo de envelhecimento toca a todos e muitas vezes só nos lembramos que estamos
“velhos” a partir de uma certa idade. O cuidar da saúde, quer a nível psicológico, quer a nível médico, deve ser um factor principal na vida de cada ser humano e a prevenção deve estar incluída. Contudo, como todos sabemos isso não acontece!
Este trabalho visa, em traços gerais, alguns conceitos e conhecimentos acerca do processo de envelhecimento importantes para todos, quer para os técnicos de Geriatria, quer para a restante população, pois todos nós iremos passar por esse ciclo.
Palavras-chave: Teorias biológicas, teorias psicológicas, envelhecimento, reabilitação neuropsicológica. O envelhecimento é um fenómeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modifica a sua relação com o tempo, o seu relacionamento com o mundo e com sua própria história.
O relacionamento do idoso com o mundo caracteriza-se pelas dificuldades adaptativas, tanto emocionais quanto fisiológicas; a sua performance ocupacional e social, o pragmatismo, a dificuldade para aceitação do novo, as alterações na escala de valores e a disposição geral para o relacionamento objectual. No relacionamento com a sua história, o idoso pode atribuir novos significados a factos antigos e os tons mais maduros da sua afectividade passam a