resumo de toda materia de psicologia de desenvolvimento
1.Introdução
O trabalho em epígrafe aborta os temas sobre a psicologia de desenvolvimento, visto que o desenvolvimento traduz-se na capacidade de reproduzir um comportamento observado. Por desenvolvimento entende-se o conjunto de mudanças contínuas no ser humano ao longo da sua existência. O desenvolvimento pressupõe assim uma sequência de alterações graduais que levam a uma maior complexidade no interior de um sistema ou organismo. Na evolução por que passa cada indivíduo desenham-se estádios que seguem uma ordem praticamente imutável, mas o tempo de permanência em cada um deles varia conforme o indivíduo.
Uns tinham uma visão negativa da infância, encarando a criança como uma espécie de selvagem quase sem humanidade, incluindo-a na mesma categoria em que mantinham os primitivos e os deficientes mentais. Outros consideravam que as crianças tinham uma mente como a dos adultos, sendo a única diferença entre ambos o crescimento e não o desenvolvimento; constituindo a criança como um adulto em miniatura. Desta forma, o estatuto próprio da criança não era reconhecido, o que tinha reflexos negativos na educação familiar e escolar que lhe exigiam condutas muito próximas das do adulto, sem que ela pudesse comportar-se da forma pretendida.
É de salientar que o trabalho baseou-se fundamentalmente nas obras de TAVARES, MUSSEN, DAVIDOFF, BOCK e outras obras que constituíram a base fundamental da minha pesquisa, pelo qual o docente ira debruçar ao longo do seu folhar.
2. Conceito da psicologia de desenvolvimento
Por desenvolvimento entende-se o conjunto de mudanças contínuas no ser humano ao longo da sua existência. O conceito de desenvolvimento pressupõe assim uma sequência de alterações graduais que levam a uma maior complexidade no interior de um sistema ou organismo. Na evolução por que passa cada indivíduo desenham-se estádios que seguem uma ordem praticamente imutável, mas o tempo de permanência em cada um deles varia conforme o indivíduo.
A