raizes psicologia
A CONSCIÊNCIA MÍTICA
“Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles.”
AS ORIGENS
FILOSÓFICAS DA
PSICOLOGIA
O QUE É O MITO?
É a primeira forma que o homem encontra de compreender a realidade, surgindo como uma verdade intuída, não exige comprovação, é transmitido de geração a geração, é coletivo e inquestionável. As pessoas aderem aos mitos pela crença, suas raízes encontram-se na realidade vivida, pré-reflexiva, nas emoções e na afetividade. Sendo uma forma que o homem encontra para afugentar seus medos e inseguranças diante do poder da natureza.
Os festejos e rituais são formas de se representar e repetir o sagrado e têm como função tranquilizar o homem. Por exemplos: funerais, casamentos, festa de 15 anos, a circuncisão masculina e feminina (mais conhecida como mutilação genital feminina), entre outros.
A consciência mítica é comunitária, onde não há percepção de si mesmo e as prescrições são sempre aceitas por todos que daquela determinada sociedade fazem parte. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis. Ao mito está associado o RITO, que é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.
Uma nova concepção de pensamento surge quando o homem possibilita dessacralizar (tirar do campo do sagrado) o pensamento e a ação: filosofia.
PENSAMENTO FILOSÓFICO E CONSTITUIÇÃO DAS IDEIAS PSICOLÓGICAS SOBRE O COMPORTAMENTO
A Psicologia pré-científica - os primeiros filósofos do PERÍODO COSMOLÓGICO
Tales de Mileto (640-548 a.C.)
É apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga, considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele