Modelos de Cargas
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES
RELATÓRIO DE PROGRESSO
MODELIZAÇÃO DE CARGAS
ANDRÉ FILIPE ROCHA MARQUES COIMBRA,26 DE NOVEMBRO DE 2010
Índice
Introdução
Um modelo é uma simplificação da realidade. Os modelos proporcionam a quem os projecta e constrói uma visualização mais detalhada ou mais geral do sistema e através disso conseguimos obter um guia para a estrutura e posterior construção do sistema.
Na modelização podemos delimitar o problema que estamos a estudar, dividindo-o em vários problemas menores, e assim concentramo-nos em na conclusão de objectivos mais pequenos para chegar-mos ao objectivo final que é a representação do sistema através do modelo.
Qualquer tipo de sistema necessita de algum tipo de modelização. Mas tem todo o interesse em escolher-se o modelo mais adequado ao sistema. Quando os modelos são adequados ao sistema os problemas que surgem são rectificados mais facilmente e assim a sua conclusão será efectuada mais rapidamente.
Sendo assim há todo o interesse em efectuar uma boa modelização tendo em vista o sistema que queremos construir ou estamos a analisar por forma a concluir-mos o nosso objectivo rapidamente.
Metodologia para construção dos modelos
A fase inicial de construção do modelo é reunir equações que representem os mecanismos físicos que se acredita que são aplicáveis ao sistema. Uma selecção destas equações é então manipulada para obter a plataforma para o modelo matemático desejado.
Os diferentes tipos de informações disponíveis para o construtor do modelo serão muitas vezes incompatíveis , porque eles existem em diferentes níveis teóricos, e são impossíveis de combinar.
Assumindo que as equações podem ser compatíveis, a etapa seguinte de selecção de equações pode prosseguir.
Todas as equações que têm um