Bibliotecas
Klytia de Souza Brasil Dias da Costa
1. INTRODUÇÃO
Na organização de uma biblioteca devemos observar três aspectos: o físico, o técnico e o administrativo.
Neste documento vamos focar nosso interesse apenas no aspecto físico estabelecendo as condições mínimas (de espaço) necessárias para se implantar uma biblioteca/unidade informacional e fornecendo algumas dicas sobre cálculo de acervo e layout.
2. ESPAÇO FÍSICO
Este aspecto inclui a previsão do espaço que a biblioteca/unidade informacional necessita, considerando seu crescimento progressivo, e seu melhor aproveitamento. Para a instalação de uma unidade devemos, prioritariamente, observar o local e o acervo. Entretanto estes itens vão depender dos objetivos da unidade, da quantidade de usuários e funcionários, dos serviços prestados, das perspectivas futuras e dos recursos financeiros de que a biblioteca/unidade informacional dispõe. Também dependerá de como se negocia com os administradores.
O importante é ter sempre presente que uma biblioteca exige um espaço adequado às necessidades e aos serviços que presta e que, para funcionar com êxito, precisa dispor de uma área suficiente para desenvolver suas atividades.
O espaço deve ser planejado levando-se em conta a área de armazenamento (local do acervo); a área de atividade (espaço dos leitores e dos bibliotecários) e a área de circulação.
O ideal é que a biblioteca fique num local de fácil acesso para seus os usuários.
Segundo Linhares (1984), a biblioteca/unidade informacional deve contar com pelo menos uns 60 m². Ele calcula que, ao final de cinco anos, esta área aumente em 30%. Outra forma sugerida por ele para se calcular a área necessária é considerar 2 m² por usuário e 15 m² por empregado (estes valores incluem o equipamento e o acervo bibliográfico).
Para outros autores um usuário adulto, sentado em uma mesa de