biblioteca
A biblioteca foi criada em 1959, com a Universidade Católica de Goiás. Em 1972, resultado da unificação dos acervos que até então eram distribuídos nas faculdades da Universidade, surgiu a Biblioteca Central, por iniciativa Pe.Francisco Machado da Fonseca. Aproximadamente 40.000 volumes foram reunidos em um mesmo espaço físico de 572m2, projeto do arquiteto Helder Rocha Lima à época professor do curso de arquitetura da UCG. No mesmo prédio também funcionava a administração superior da Universidade.
Fachada da Reitoria da PUC Goiás (1972)
Por volta de 1980, iniciou-se a construção do novo prédio para abrigar a Biblioteca Central, com projeto do arquiteto Cayubi Slultz, em área de 4.000m2, embora nesse mesmo espaço ainda funcionasse outros órgãos da administração da Universidade.
Fachada da Biblioteca Central sede atual. (1985)
Em 2002 quando iniciava a gestão do Reitor Wolmir Therézio Amado, foi decidida a apropriação total do prédio pela Biblioteca Central que já ostentava o nome de: Biblioteca Central Dom Fernando Gomes dos Santos, fundador da Universidade.
A reforma total foi iniciada em junho de 2003 e concluída em abril de 2004, e a Biblioteca Central passou a ocupar uma área de 4.650m2.
Vista atual da Biblioteca Central (2009)
Na década de 90 foi criada a Biblioteca Setorial do Campus II, que leva o nome de Júlio Maria Ribeiro em homenagem ao 1º funcionário da biblioteca, já falecido. Em 2004 foram criadas as bibliotecas setoriais de Ipameri, (hoje desativada) e do Campus V e alguns postos de atendimento, como: o da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o do laboratório morfo-funcional, criados para atender os cursos da área da saúde.
Há ainda um acervo que está disponibilizado no CEPAJ para atender aquele projeto específico.
Em 2010, foi adotado como gerenciador do acervo, o Sistema PERGAMUM, ficando o Sistema de bibliotecas totalmente informatizado, o que permitiu o acesso às páginas de busca via internet e integrar uma rede de