biblioteca
Érica Teixeira e Joana Nunes
Colégio Internato dos Carvalhos
14 de outubro de 2014
Análise da Biblioteca Escolar do Colégio Internato dos Carvalhos
Érica Teixeira e Joana Nunes
Orientado por Rui Paulo Teixeira
Colégio Internato dos Carvalhos
14 de outubro de 2014
Índice
Introdução 5
Palavras-Chave
Introdução
Desde sempre, as Bibliotecas desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento intelectual das sociedades, uma vez que os cidadãos procuravam fomentar o seu conhecimento, e, muitas vezes, faziam-no através de pesquisas em material livro e material não-livro, aos quais podiam ter acesso nas Bibliotecas.
Atualmente, as pessoas, cada vez que necessitam de encontrar alguma informação, tendem a procurá-la diretamente na internet. No entanto, importa lembrar que a invenção da deste fenómeno data de finais do século XX1, o que significa que nem sempre os cidadãos tiveram um acesso tão rápido e imediato à informação que, neste momento, se encontra, literalmente, à distância de um clique.
Ainda assim, as Bibliotecas têm resistido a este panorama e continuam a ser uma parte essencial na divulgação de informação e, consequentemente, de conhecimento.
Posto isto, existem vários tipos de Bibliotecas, entre as quais, Nacional, Municipal/Pública, Particular, Especializada, Universitária, Digital e Escolar.
Com efeito, é sobre esta última que este relatório se irá debruçar de forma a analisar o cumprimento/incumprimento dos objetivos propostos pelo Manifesto da Biblioteca Escolar.
Deste modo, ao longo do desenvolvimento deste relatório, irão ser analisados pormenorizadamente cada um desses objetivos, apresentando-se uma justificação que explicará se esses objetivos estão a ser corretamente postos em prática ou se, pelo contrário, não existem quaisquer sinais da aplicação dos mesmos