Biblioteca
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CEJA “VERA PEREIRA DO NASCIMENTO”
1 - JUSTIFICATIVA
O Projeto Biblioteca Escolar “Ler é Legal” será desenvolvido na biblioteca e este nasce a partir do diagnóstico apresentado nas avaliações escritas, orais e interpretações escritas feitas pelas três áreas de conhecimento. Foi detectado que os educandos do Centro de Educação de Jovens de Adultos “CEJA - Vera Pereira do Nascimento” estão afastando cada vez mais do ato da leitura. As atividades cotidianas, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm acarretado pouco interesse pela leitura e por consequência dificuldades marcante na escrita: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Os profissionais da educação da unidade escolar, conjuntamente com o CDCE, estão unidos no sentido de promover o resgate da leitura, como ato de prazer e de política pública para emancipação social e promoção da cidadania.
Para que efetive esse processo de emancipação social é necessário que constitua na unidade escolar a BIBLIOTECA com um funcionário disponível nos dois turnos (matutino e vespertino) para atendimento dos alunos. Com a BIBLIOTECA, o educando poderá vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa unidade de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos este lugar e momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias para uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem