Arte Na MESOPOT MIA
- Construções em adobes
- Desenvolvimento das (Pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos)
- Escultura: (baixo relevo)
- Escrita pictográfica ( por volta de 3500 A.C.)
- Sedentarismo
-Principio do comercio
Os Sumérios foram uma das primeira civilizações de que se tem notícia, mas a sua importância histórica não para aí. A eles são atribuídas duas grandes invenções: a da escrita e a da roda, ambas a cerca de 6000 anos atrás.
Entendemos por povos mesopotâmicos, as civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates, denominada comumente “Mesopotâmia”(A terra entre dois rios).
As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos. Um traço característico dessa arquitetura era o “Zigurate”, torre de vários andares, em geral sete, sobre a qual havia uma capela, usada para observar o céu.
Zigurate de Ur
Sumérios
Considera a civilização mais antiga do mundo, criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa. As cidades-Estado de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios. Também foram os sumérios os primeiros a usar a roda para o transporte, para carregar as mercadorias. As primeiras formas de matemática também surgiram nessa época.
Escrita cuneiforme em placa de argila
Acádios
Originam-se de tribos semitas que habitavam o norte da Mesopotâmia a partir de 2400 a.C.. Sob o reinado de Sargão, conquistam e unificam as cidades-estados sumérias, inaugurando o I Império Mesopotâmico.
Assírios
Tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam determinados