Bibliografia
Resolvi fazer esta página por já estar cansado de ser vítima de cópias não-autorizadas de textos e fotos minhas (tanto de textos e fotos que coloquei na web, quanto de fotos que já tive publicadas como cartões postais).
O problema é que é difícil conscientizar as pessoas sobre direitos autorais na Internet, entre outros motivos porquê:
•
•
•
•
•
A maior parte dos internautas nunca produziu textos ou fotos próprios. Assim, talvez o internauta típico não se preocupe com a pirataria simplesmente porque não tem nada para ser copiado. Aliás, para muitos, quanto mais pirataria melhor
(por exemplo: mais fotos de mulheres nuas - na maioria das vezes copiadas ilegalmente de revistas - estarão disponíveis nos sites pornôs)
As revistas de informática, a imprensa em geral e os próprios sites web (em especial os que ensinam a fazer home-pages) praticamente ignoram o problema.
Em alguns casos, não se tem claro que tipo de material é de reprodução livre ou não (eu mesmo tenho muitas dúvidas sobre o assunto).
Muitos sites apresentam como de reprodução livre materiais que, em algum momento, foram pegos sem autorização de quem os fez originalmente. Isso cria a figura do "copiador de boa-fé". Eu mesmo não tenho certeza absoluta, por exemplo de que meu simpático divisor de tópicos (a barrinha com árvores), ou ainda meu ícone de e-mail, sejam de fato de utilização livre. Porém, tenho a consciência limpa, pois os peguei de sites que os apresentavam como sendo livres.
Sejamos realistas: faz parte do cotidiano brasileiro a cópia não autorizada (quantos, por exemplo, não "xerocam" livros inteiros, ao invés de comprar os livros?), bem como o uso não-autorizado de material alheio (leia-se uso de software não registrado). Porém, acho o problema da Internet mais sério: quem "xeroca" um livro ou instala uma cópia pirata do
"Windows 95" não está dizendo que é o autor destes produtos; já quem usa num site web textos e fotos