Bibliografia
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O QUE É EDUCAÇÃO. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos; 20)
O QUE É EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO
(...) Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante. (pág.9)
..............................................................................................
Existe a educação de cada categoria de sujeitos de um povo; ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram. (...) (P. 9-10)
“(...) pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como ideia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida.”
“(...) uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam, e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade”.(Pag. 10)
QUANDO A ESCOLA É A ALDEIA
“O saber da comunidade, aquilo que todos conhecem de algum modo; o saber próprio dos homens (...), de guerreiros, (...) o artesão, o sacerdote, o feiticeiro, o navegador e outros tantos especialistas, envolve, portanto, situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, onde ainda não surgiram técnicas pedagógicas escolares, acompanhadas de seus profissionais de aplicação exclusiva”.(Pag. 20)
Mesmo onde ainda não criaram a escola, ou nos intervalos dos lugares onde ela existe, cada tipo de grupo humano cria e desenvolve situações, recursos e métodos empregados para ensinar às crianças, aos adolescentes, e também aos jovens e mesmo aos aduItos, o saber, a crença e os gestos que os tornarão um dia o modelo de homem ou de mulher que o imaginário de cada sociedade - ou mesmo de cada grupo mais específico, dentro dela -idealiza, projeta e procura realizar.
O que vimos acontecer até aqui, formas vivas e