bibliografia de michelangelo
Seu nome completo era Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu dia 6 de março de 1475 em Caprese, Província Florentina, mas o artista passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Florença e morreu dia 18 de fevereiro de 1564 aos 89 anos em Roma. Seu pai Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni era um homem violento, e sua mãe, Francesca morreu quando Michelangelo tinha apenas seis anos. Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite cujo marido era cortador de mármore na aldeia de Settignano.
Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Domenico Girlandaio lhe ensinou as técnicas artísticas. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola dele Michelangelo permaneceu por dois anos.
Sua carreira desenrolou-se na transição do renascimento para o maneirismo, e seu estilo sintetizou influencias da arte da antiguidade clássica, do primeiro renascimento, dos ideais do humanismo e do neoplatonismo, concentrado na representação da figura humana e no nudismo masculino, ele foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, desenvolveu seu trabalho artístico por mais de 70 anos e foi considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da agitação cultural e científica do renascimento.
A Capela Sistina é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. Sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael Bernini e Sandro Botticelli.
A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para