Michelangelo e a arte renascentista
Relatório de Pesquisa apresentada à disciplina de
História Moderna I do Curso de
História – Licenciatura da
Universidade do Grande ABC
Orientador:Profª Ania Cavalcant
Introdução.
1. Concepção Artística antecessora a Michelangelo
1. 1. Trecento, Quatrocento e Cinquecento
2. Michelangelo, a beleza e os valores renascentistas
3. Pinturas e Esculturas que marcaram Michelangelo
Conclusão.
Bibliografia.
MICHELANGELO: UM HOMEM DO RENASCIMENTO
RESUMO: Esse trabalho tem por objetivo destacar um perfeito representante do espírito renascentista que associou assim o homem um ser para ser conhecido e descrito. Conhecer Michalangelo e suas obras é conhecer e comprender a arte desse periodo que testemunhou em cada traço das pinturas e escultura desse artista os valores da época: a dignidade, a racionalidade e a individualidade do ser humano.
Palavras-Chave: Arte, Renascimento, Michelangelo
INTRODUÇÃO Pode-se afirmar , que é no século XIX que dá-se a construção intelectual do Renascimento. O movimento chamado renascimento nascerá numa cidade chamada Florença, na Itália.O termo Renascimento trata de um período da história ao qual teria ocorrido um ressurgimento, nas artes e nas letras. O uso do termo só passou a ser usado a partir do século XIX, quando este passa a significar toda uma cultura desenvolvida entre os séculos XV e XVI e uma nova manifestação do pensamento oposta à da Idade Média e não como um simples movimento estilístico que conservava apenas distinções nas técnicas artísticas.
"(...) a construção intelectual do Renascimento, como um despertar, um mundo de beleza, de elegância, de luz; uma época de homens plenamente conscientes de si próprios, independentes, destemidos; superiores aos seus ancestrais medievais e até mesmo aos seus modelos antigos. Uma espécie de milagre, surgido do nada, teria da noite para o dia tomado a forma de uma