Artigo Michelangelo
Stéfani Tupan da Rosa*
RESUMO
Este trabalho objetiva apresentar de forma breve a vida e obra de Michelangelo, tendo como base o livro “A Arte: Michelangelo” de Nathaniel Harris, entretanto foi escolhida uma obra renascentista “nome da obra” ao qual foi dedicada uma breve leitura.
Palavras-chave: Michelangelo. Arte italiana. Arte Renascentista.
INTRODUÇÃO
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, destacou-se na pintura, escultura, poesia e arquitetura, sendo considerado grande artista renascentista. “Este nasceu perto de Arezzo, aos 13 anos ingressa como aprendiz na oficina do pintor Ghirlandaio, um dos principais mestres do Quattrocento florentino” (E-BIOGRAGIAS, 2014). Por ter produzido muitas obras primas, Michelangelo Buonarroti, é tido como um “super-homem”, “caso único”, diz Harris, visto que a “impressão surge do impacto de suas obras causam e é reforçada ao se examinar os fatos de sua vida” (HARRIS, 1981, p.6), destaca-se e sua produção artística as obras como o teto da Capela Sistina, a qual atirou-se ao esforço de faze-la sozinha, isto é, sem ajuda de assistente, diferenciando de outros pintores da época.
O pintor produziu muitas obras, entre as principais estão: Afrescos do teto da Capela Sistina já citado acima; A criação de Adão; Julgamento Final; Martírio de São Pedro; Conversão de São Paulo; Cúpula da Basílica de São Pedro; e Esculturas: Davi; Leda; Moisés e Pietá; Retratos da família Médici; E também poesias: Coletânea de Rimas; A Madona dos degraus. Harris diz ainda que, “tanto como pintor quanto como escultor, ele se situaria entre os três ou quatro maiores da história” (HARRIS, 1981, p.6).
REFERÊNCIAS
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 3 v.
E-BIOGRAFIAS. Michelangelo: Pintor e escultor italiano. Disponível em: . acesso em: 30 out. 2014.
HARRIS,