Renascimento
O século XVI marcou decisivamente a nossa história. É nesta altura que chegou a Portugal um movimento cultural e artístico que teve origem na Itália - o Renascimento.
É também neste século que Portugal confirmou a sua supremacia marítima iniciada no século XV com os Descobrimentos. E foi a partir desta época que começámos a desenvolver o comércio com a Índia.
Ficha Técnica - A Criação de Adão:
Autor: Michelangelo Buonarroti
Onde ver: Capela Sistina, Roma, Itália
Ano: 1508 - 1510
Técnica: Afresco
Tamanho: 380cm x 570cm
Movimento: Renascimento
Apesar ser concebido como um ser espiritual e superior, o Deus da cristandade sempre foi alvo de várias tentativas de representação. Muitas vezes, inspirados pelo relato de Gênesis, que nos conta que fomos concebidos a sua imagem e semelhança, artistas tentaram resolver esse incrível mistério divino. Com o passar do tempo, várias manifestações acabaram convencionando um conjunto bastante específico de características para tal criador de todas as coisas.
No século XVI, o genial pintor italiano Michelangelo foi incumbido da missão de pintar os afrescos da Capela Sistina. Nesse trabalho, reconhecido como uma das mais proeminentes manifestações da arte renascentista, ele executou a criação do afresco “A criação de Adão”, que retrata o exato momento em que Deus estabeleceu a criação do homem. Por de trás da beleza da imagem, podemos perceber interessantes noções religiosas sobre a figura divina.
A imagem de Deus criada na obra de Michelangelo tem um conjunto de características bastante delineadas. Percebemos a construção de uma imagem masculina, senil, mas que ao mesmo tempo ostenta uma condição física vigorosa e ativa. Nessa conjunção de elementos, pode-se perceber bem mais que uma simples escolha subjetiva. Na qualidade de artista, podemos ver que o autor dessa obra esteve claramente influenciado por relatos bíblicos que descrevem ou falam do próprio Deus.
A figura