Michelangelo
GABRIELA FIALHO
N° 11
1°C
Renascimento
São Paulo
2014
GABRIELA FIALHO
Renascimento
Trabalho solicitado pela disciplina
De Artes, sob a orientação
Da Professora Sandra
São Paulo
2014
A História do Renascimento
Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo historiador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI.
A idéia renascentista do humanismo pressupunha outra ruptura cultural com a tradição medieval. Redescobriram-se os Diálogos de Platão, os textos históricos de Heródoto e Tucídides e as obras dos dramaturgos e poetas gregos. Os ideais renascentistas de harmonia e proporção conheceram o apogeu nas obras de Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo, durante o século XVI.
Houve também progressos na medicina e anatomia, especialmente após a tradução, nos séculos XV e XVI, de inúmeros trabalhos de Hipócrates e Galeno. No campo da tecnologia, a invenção da imprensa, no século XV, revolucionou a difusão dos conhecimentos e o uso da pólvora transformou as táticas militares, entre os anos de 1450 e 1550. No campo do direito, procurou-se substituir o abstrato método dialético dos juristas medievais por uma interpretação filológica e histórica das fontes do direito romano.
Michelangelo Buonarroti
Pintor e escultor renascentista italiano, Michelangelo nasceu em 6 de março de 1475, na província Florentina de Caprese. Filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti e Francesca di Néri di Miniato del sera. Trabalhou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, um ano depois entrou para escola de escultora de Lourenço o Magnífico, em