AEROGERADOR EÓLICO

417 palavras 2 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA AMÉLIO FAGUNDES

ALANA SIQUEIRA, EVERTON GABRIEL E LARISSA MELLER.

MINI AEROGERADOR EÓLICO
Professor: Douglas Rossi
MATERIAIS:
Para a realização do projeto foram usados os seguintes materiais:
Cooler de computador;
Luzes LED;
Fios condutores;

(Como materiais de auxilio foram usados: faca de cozinha e um secador de cabelo).

CONTEÚDO FÍSICO ENVOLVIDO:
Magnetismo e Eletricidade.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO:

A energia eólica com a finalidade de conversão em energia elétrica pode ser obtida de várias formas. A mais comum é por meio de aerogeradores. Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. Pode ser implantado em terra ou mar (offshores), onde a presença do vento é mais regular. É um equipamento que tem se popularizado rapidamente por ser uma fonte de energia renovável e não poluente.
Existem dois tipos básicos de rotores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal. Os rotores diferem em seu custo relativo de produção, eficiência, e na velocidade do vento em que têm sua maior eficiência.
Existem também os aerogeradores de baixa tensão, que se diferenciam dos aerogeradores de alta tensão principalmente por terem tamanho e peso reduzidos em relação a estes, que usualmente são instalados nos cumes das montanhas ou em grandes planícies. O peso médio de um aerogerador de baixa tensão é de 100 kg. Este tipo de equipamento pode ser definido como um aerogerador doméstico, pois a quase totalidade dos equipamentos é instalada em habitações ou micro-indústrias. São usados isoladamente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

A energia cinética do vento transforma-se em energia elétrica através de aerogeradores.
Estes são formados por uma torre e uma gôndola composta por um “rotor” e aparelhos de medição (um anemômetro para medir a velocidade do vento, uma veleta ou “cata-vento” para

Relacionados

  • Tccfernandodelgado
    8256 palavras | 34 páginas