contabilidade
Sumário: I – Introdução. II – Importância da Informática na Contabilidade. III – A
Valorização do Profissional Contábil com o Uso da Informática. IV – A Vantagem do uso da Informática na Contabilidade. Conclusão. Bibliografia
I. INTRODUÇÃO
A Ciência Contábil, enquanto ciência social tem como finalidade promover os meios informativos e de controle com o intuito de coletar todos os dados ocorridos numa empresa e que tenham, ou possam ter, impactos e causar variações em sua posição patrimonial. A Contabilidade é o instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela entidade.
Nos últimos trinta anos, aconteceram mudanças significativas na legislação tributária e nos procedimentos contábeis. As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se da tecnologia da computação (informação) trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área.
A profissão do contabilista é considerada muito trabalhosa, por causa de suas complexidades, e as necessidades de controle de um número relevante de fatos contábeis que ocorrem no dia – a - dia das empresas, incluindo aí a questão do governo no controle dos fatos que provocam recolhimento de impostos.
Nesse novo contexto, o contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situações que exijam uma análise contábil mais apurada e complexa.
Dessa forma, procedimentos são necessários para que os resultados da informática aplicada à contabilidade sejam plenamente favoráveis à empresa e aos profissionais que atuam na área, visto que este deve ser o objetivo principal de quem busca melhorar suas condições de trabalho, por meio da informatização.
II. IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE
A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a