3 ensaios sobre a sexualidade - Freud
Instinto - É a determinação biológica que conduz o proceder dos animais ( ações e reações).
Para Freud não há uma determinação biológica que constrói "o ser" humano, o indivíduo não age por instinto, mas tem como objetivo se satisfazer, busca essa feita de uma forma consciente, onde são procurados ferramentas para atingir suas satisfações.
————
- Fases (da incidência) da pulsão sexual.
1. Oral - Nessa primeira fase a boça é privilegiada, onde o indivíduo "experimenta e conhece o mundo" pela boca.
2. Anal- Nesse momento há um deslocamento de orifício saindo da boca para o anus. É o primeiro contato direto do indivíduo com a cultura, pois a criança deixa de se comportar como quer, para se adequar ao socialmente indicado.
3. Fálica- Período onde as diferenças sexuais não são mais ignoradas, surgem nesse momento as "teorias sexuais infantis" nas quais as crianças procuram explicar as diferenças de gênero através da criação de suas próprias suposições
4. Latência- Fase de descanso, um intervalo onde não se avança nas teorias, o indivíduo, ao passar pela conturbação das fases anteriores, conseguiu construir teorias para se satisfazer até o momento.
5. Genital- Saindo da estagnação de suas teorias, nesse momento, o com as mudanças que ocorrem em seu corpo o indivíduo passa a ver o proximo como um objeto sexual.
- Complexo Edípico
1° momento: Criança — "Falo" Materno = Real (do corpo)
2° momento: Criança — Se depara com as vontades da mãe, que começa a buscar e se preocupar com outras coisas para além da criança = Pai imaginário (não necessariamente como indivíduo, mas o que afasta a mãe da criança). [ se aproxima da Fase Fálica]
3° momento: Castração (símbolica) — A mãe ao se preocupar com coisas