renascimento na italia
Introdução Michelangelo ("Miguel Ângelo") di Ludovico Buonarroti Simoni
Data de nascimento: 6 de Março de 1475
Data de falecimento: 18 de Fevereiro de 1564
Nacionalidade: Italiano
Ocupação: Pintura, Arquitetura, Poesia e Escultura
Pais: Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca, que morreu quando Michelangelo tinha seis anos. O artista foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite.
Bibliografia e obras
Quando ainda era criança, sua família mudou-se para Florença, onde, em 1488, entrou como aluno para o ateliê do pintor Domenico Ghirlandaio, com quem aprendeu as técnicas de afresco e painel. No ano seguinte, graças ao mecenato de Lourenço o Magnífico, passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni no jardim onde a família senhorial de Florença conservava uma valiosa coleção de esculturas antigas.
Após a morte de Lourenço, em 1492, e pouco antes da expulsão da família Medici pelo pregador e reformador religioso Girolamo Savonarola, Michelangelo fugiu para Bolonha, onde, sob a influência de Jacopo della Quercia, esculpiu três estátuas para o túmulo de são Domingos. De volta a Florença, esculpiu em madeira a "Crucificação" (autenticada somente em 1965), que doou a uma igreja em agradecimento por lhe terem permitido estudar os cadáveres ali conservados.
Baco
Em 1496 mudou-se para Roma, onde esculpiu "Baco", antes de voltar-se para a temática de inspiração religiosa que dominaria sua arte a partir de 1498. Sua grande obra do período é a "Pietà" de mármore que se encontra na basílica de São Pedro, em Roma, na qual a cena trágica contrasta com a serenidade do juveníssimo rosto da Virgem. (Baco) (Pietá)
Continuação da vida de Michelangelo
Quatro anos mais tarde, Michelangelo retornou a Florença, onde produziu seu mais famoso trabalho: Davi. Essa escultura foi e é a obra de Michelangelo mais conhecida. Ela tem traços e é muito semelhante a