Bibliografia de Alice Vieira
Alice Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1943.
Em 1967, concluiu a licenciatura em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa, e em 1969 dedicou-se ao jornalismo, trabalhando primeiro no Diário Popular, e logo de seguida, no Diário de Notícias onde coordenou outro suplemento chamado «O Catraio». Alice colaborou também num programa de televisão chamado «Jornalinho».
Em 1979, anunciou-se no romance para jovens com Rosa, Minha Irmã Rosa, obra que foi premiada com o Prémio de Literatura Infantil «Ano Internacional da Criança» editado por: Editorial Caminho.
Actualmente, Alice Vieira dedica-se somente ao trabalho literário, tendo editado em vinte anos de actividade quatro dezenas de livros para crianças e jovens. É também conhecida pelos artigos e crónicas que continua a publicar em jornais e revistas. Constantemente Alice Vieira é convidada para palestras e encontros com os seus jovens leitores, em escolas e bibliotecas.
Alice Vieira é actualmente a escritora portuguesa de livros para jovens mais traduzida e divulgada no estrangeiro. A sua escrita é associada a uma crescente capacidade na construção narrativa e ao dom de criar heróis problemáticos, verosímeis e psicologicamente consistentes, o que leva o leitor a "prender-se" ao livro.
Aqui está uma lista com apenas alguns dos seus livros.
· Rosa, Minha Irmã Rosa (1979)
· Lote12, 2º Frente (1980)
· A Espada do Rei Afonso (1981)
· Chocolate à Chuva (1982)
· Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho (1984)
· Flor de Mel (1985)
· Paulina ao Piano (1985)
· Úrsula, a Maior (1988)
· Leandro rei da Helíria (1991)
· Eu bem Vi Nascer o Sol ( 1994)
· Caderno de Agosto (1995)
· Se Perguntarem Por Mim, Digam Que Voei (1997)