Biafra
Nigéria, País independente desde 1 de Outubro de 1960.
Guerra do Biafra, também conhecida por guerra da Nigéria-Biafra.
Eclodiu em 6 de Julho de 1967 e terminou a 14 de Janeiro de 1970.
Esta guerra teve uma génese geográfica, histórica, cultural e demográfica, assim como de interesses económicos nacionais e internacionais.
A Nigéria é um País étnica, religiosa e culturalmente dividido.
O Norte da Nigéria, de religião muçulmana e com hábitos conservadores, vive do comércio, o Sul, de religião Cristã e intelectualmente superior, possui quadros técnicos e recursos naturais, entre eles o carvão e o petróleo.
A animosidade e desconfiança do Norte em relação Sul, torna-se evidente. O Norte conservador e o Sul evoluído.
Nas eleições de 1963, o partido nortista (Aliança Nacional Nigeriana), alcança uma vitória maioritária face aos Ibos, o que é aceite com algumas reservas pelos Ibos.
Por parte dos Emir do Norte, inicia-se uma perseguição aos postos de trabalho exercidos pelos Ibos, o que leva a uma insatisfação por parte destes.
A secessão em Maio de 1967 e a proclamação da República do Biafra (sudeste) desencadearam uma guerra civil que causou mais de um milhão de mortos, não obstante as tentativas de conciliação internas e externas.
O bloqueio económico, o extermínio em massa, assim como a incapacidade militar e o não reconhecimento do Biafra por grande parte da comunidade internacional, inclusive pela ONU, levaram à rendição do povo do Biafra. O território voltou a ser reincorporado na Nigéria. Hoje Biafra chama-se Darknur e a baía de Biafra chama-se Bonny.
GEOGRAFIA DO ACONTECIMENTO
[pic] [pic]Ojukwu [pic][pic][pic][pic][pic]Campos petróleo[pic]Balewa
[pic]Mapa Político[pic]Estados da Nigéria
DESCRIÇÃO DO ACONTECIMENTO
|Com cerca de 60 milhões de habitantes, a Nigéria é considerada o País mais povoado de África, e está situado entre o Daomé a ocidente, o Níger e o Tchad |
|a Norte, os