Beyond Budgeting
Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2012.
GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL E FLUXO DE CAIXA
PROF. JOSE MAURO BACELLAR DE ALMEIDA
EQUIPE: ORÇAMENTOTAL
ALUNOS: GEISA GOMES ALVES
MANOEL GALVÃO
MARIA TEREZA ROMANO ALVES
OLYMPIA BAPTISTA
RICARDO TASSARA
VITOR HUGO OGUIDO
INTRODUÇÃO
BEYOND BUDGETING - “ALÉM DO ORÇAMENTO”
Histórico e Objetivo:
O Beyond Budgeting (Além do Orçamento) surgiu em Londres, no ano de 1998, como resultado de um movimento de empresas que questionavam todo sistema de fixação de meta. Desse movimento nasce uma Organização, ora intitulada de Beyond Budgeting Round Table – BBRT, tendo como principais diretores, o contador Jeremy Hope, e o consultor Robin Fraser. O modelo de Beyond Budgeting foi desenvolvido para habilitar a implementar um jeito mais descentralizado de gestão. Em vez da tradicional hierarquia e liderança centralizada, ele permite que a tomada de decisão e o comprometimento de desempenho sejam “devolvidos” para gerentes operacionais. E o Beyond Budgeting cria um ambiente autogerenciado de trabalho e uma cultura de responsabilidade.
A premissa básica desta ferramenta está fundamentada no total abandono do orçamento tradicional, tão usado por inúmeras organizações em todo o mundo.
Parte do princípio de que o processo de elaboração do orçamento anual não corresponde às expectativas e não traz a recompensa pelo tempo investido. Por isso, muitas empresas já estão tentando caminhos alternativos, mais ou menos radicais.
Entende que o processo de elaboração de orçamentos demanda muito tempo dos executivos das diversas áreas, sendo, portanto, muito caro. Esse fato pode fazer com que os benefícios financeiros do orçamento (redução de custos) não compensem o valor gasto para sua execução.
Além disso, avalia que a pressão exercida sobre as pessoas para que as metas sejam atingidas é muito grande. Assim, essas metas