O que é psicologia?
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Curso: Matemática Licenciatura 3° Período
Disciplina: Didática
Alunos (as): Bruna Maryelli; Elton Torres
Síntese da apresentação do cap. 5 do livro “Didática” de José Carlos Libâneo :
O PROCESSO DE ENSINO E O ESTUDO ATIVO
Inicialmente, foi colocado pelo primeiro debatedor que a apresentação desse capítulo consiste nas maneiras como o professor deve se dirigir, estimular e orientar as condições externas e internas do ensino, para que pela atividade do aluno os conhecimentos e habilidades façam progredir seu desenvolvimento mental. Ou seja, essa atividade tem como objetivo criar condições para a aprendizagem ativa por parte do aluno.
Assim como é trabalhado no capitulo cinco, os debatedores utilizaram dos seguintes tópicos na apresentação: o estudo ativo e o ensino; a atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual; algumas formas de estudo ativas; e fatores que influem no estudo ativo.
Foi colocada no primeiro tópico que o estudo é a atividade cognoscitiva do aluno por meio de tarefas concretas e práticas, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos, habilidades e hábitos sob direção do professor. Dessa maneira, o estudo ativo é, pois, a atividade do aluno nas tarefas de observação e compreensão de fatos da vida diária ligados à matéria. Além do mais, como ressaltado pelo debatedor, todo estudo ativo é sempre precedido pelo professor, a ele cabe: incentivar o aluno ao estudo, ter domínio e clareza do conteúdo para uma possível compreensão do aluno, orientar sobre procedimentos para resolver tarefas e problemas, etc.
O segundo tópico, apresentado por outro debatedor, trouxe a seguinte ideia: no trabalho docente, que acima de tudo está voltado a desenvolver as capacidades e habilidades do educandos, o professor se depara com certas dificuldades, como por exemplo, falta de domínio do conteúdo e falta de diálogo e proximidade com o