Betamax
Centro Universitário Uniradial / Estácio
MBA em Gestão Empresarial
Desafio Corporativo
Sony x Panasonic
(Betamax x VHS)
São Paulo
Maio / 2012
Caso Betamax x VHS
Betamax era um formato de gravação em fita caseiro de 12.7 mm idealizado e fabricado pela Sony. É derivado de um formato de fita profissional, o U-matic, com 19.1 mm. Era vendido sob o nome de Betacord pela Sanyo, mas freqüentemente era apenas chamado de Beta.
[pic]
Comparado ao VHS, o tamanho da fita cassete é menor e diz-se muito que possui uma qualidade de imagem superior ao VHS, mas era apenas um truque eletrônico que poderia ter sido incorporado ao VHS, mas que não foi. Outros diziam que a fita tinha uma melhor ligação com o maquinário de seus tocadores, fazendo com que a fita iniciasse mais rápido que o VHS - mas isso era propaganda falsa da Sony. Passar do play ao fast forward ou ao rebobinamento da fita era de fato mais rápido, mas era porque a fita não saía do mecanismo antes, assim como a fita VHS faz.
Para o uso doméstico, o BETAMAX perdeu para o VHS apesar de uma grande campanha de marketing da Sony. Na autobiografia do fundador da Sony, Akio Morita, atribui isso ao fato de que a Sony dificilmente licenciava o BETAMAX para outras empresas fabricarem, alegando que o VHS ficava com a "massa crítica". Outros acreditam que o tempo menor de gravação da fita fez com que os consumidores optassem pelo VHS em primeira instância. Este problema levou a Sony a uma corrida na década de 1980 para aumentar a capacidade do formato, mas nunca estiveram à frente por muito tempo.
Uma vez que o VHS atingiu boa parte dos usuários de gravadores de vídeo, o resto da cadeia de marketing do BETAMAX entrou em colapso. Outras evoluções da tecnologia VHS, como o VHS-HQ e tecnologia de multi-cabeças fizeram com o VHS igualasse a superioridade técnica do Betamax. Eventualmente a Sony começou a produzir seus próprios gravadores com