Vídeo cassete
O gravador de vídeo cassete, videocassete (português brasileiro) ou cassete de vídeo (português europeu), também conhecido pela sua sigla inglesa VCR (Video Cassette Recorder), foi um aparelho eletrônico capaz de gravar e reproduzir imagens que são registradas em fitas magnéticas acondicionadas em caixas plásticas (cassetes) para facilitar o manuseio. Ele é o sucessor do gravador devideoteipe (VTR, na sigla em inglês), que utilizava fitas magnéticas em carretéis plásticos. Inicialmente os videocassetes eram dirigidos ao mercado amador, mas com o tempo a tecnologia foi aperfeiçoada e usada para fins profissionais.
Dependendo das características físicas da caixa e da fita bem como das especificações técnicas de gravação e reprodução da imagem, foram definidos diferentes "formatos" de videocassetes como o U-Matic, Betamax, VHS, Betacam, S-VHS e outros.
Índice
1 História
1.1 Primeiros aparelhos
1.1.1 Os formatos Betamax e VHS
1.1.2 Philips Video 2000
1.2 Outros formatos
1.2.1 VCR
1.2.2 Avco Cartrivision
1.2.3 V-CORD
1.2.4 VX
1.2.5 AKAI
1.2.6 LVR
1.2.7 Sony U-Matic
1.3 Derivados do VHS e Betamax
1.3.1 VHS-C
1.3.2 S-VHS
1.3.3 D-VHS
1.3.4 Video-8
1.4 Videocassete no Brasil
2 Panorama atual
3 Fim
História
Primeiros aparelhos
O primeiro Vídeocassete desenvolvido foi U-matic da Sony, introduzido comercialmente em setembro de 1971. Até o final da década de 1970, a gravação em meio magnético era feita com videotapes (videoteipes), fitas magnéticas de 1 ou 2 polegadas de largura acondicionadas em carretéis. Os equipamentos eram caros e pesados e seu uso para o mercado amador praticamente inexistia. Usou-se então para o vídeo o conceito de "cassete" desenvolvido pela Philips nos anos 60 para as fitas de áudio, onde os carretéis das fitas para gravadores de áudio foram colocados em uma caixinha plástica. Do mesmo modo a fita de vídeo foi montada em uma caixa com uma tampa retrátil que permitiria sua colocação no gravador de maneira