A historia da sony
Dois homens estão por trás do incrível sucesso da Sony: Masaru Ibuka e Akio Morita.
Nascimento de uma marca global
Masaru Ibuka era engenheiro e Akio Morita era físico quando decidiram criar uma empresa de reparação e construção de equipamento electrónico.
Maio de 1946, a Tokyo Tsushin Kogyo K.K. (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation), também conhecida como Totsuko, estabeleceu-se em Tóquio. A nova empresa não tinha qualquer maquinaria e possuía muito pouco equipamento científico. Contando apenas com a sua própria inteligência e conhecimentos de engenharia, Ibuka e Morita preparavam-se para criar novos mercados.
Origem da palavra "Sony"
Em 1955, a empresa decidiu utilizar o logótipo SONY em produtos Totsuko e três anos mais tarde mudou o seu nome para Sony Corporation.
Foram combinados dois conceitos para criar o nome "Sony". Um foi a palavra do Latim "sonus", que é a raiz de palavras como "som" e "sônico". O outro foi "sonny boy", uma expressão utilizada no Japão na altura para descrever um jovem com um espírito livre e pioneiro. O nome encerrava na perfeição o espírito da empresa como um grupo de jovens com a energia e paixão por criação sem limites.
Marcos
Que ainda não tinha sido aplicada a rádios, que continuavam a ser aparelhos enormes movidos por válvulas. Em Maio desse ano, a Totsuko lançou o primeiro transistor do Japão e, em 1955, apresentou ao mundo o primeiro rádio transistor.
Desenvolvimentos inovadores e marcos da Sony incluem o primeiro televisor a cores Trinitron® em 1968, o leitor de cassetes de vídeo a cores em 1971, o gravador de cassetes de vídeo Betamax em 1975, o WALKMAN® em 1979, o primeiro leitor de CDs do mundo em 1982, a câmara de vídeo de 8 mm com base num padrão universal em 1985, a primeira câmara de vídeo digital para uso do consumidor em 1995, o disco óptico de alta capacidade de próxima geração gravador de "Blu-ray Disc™" em 2003, e a primeira câmara de vídeo HD digital para uso do