Fita Cassete video cassete disquete e calculadora
A fita cassete ou compact cassette é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips. Também é abreviado como K7¹ foi apresentada como uma maneira de tornar a reprodução de música portátil. A tecnologia em um corpo plástico desenvolvida pela Philips virou uma alternativa aos enormes discos de vinil. Ela permitia, em média, 30 minutos de música de cada lado, mas a qualidade do som armazenado não era dos melhores e, caso o usuário quisesse ouvir novamente, deveria rebobiná-la. Ainda que estivessem previstos originalmente como meio para ditado, posteriormente incorporados aos receptores portáteis de rádio, as melhoras na qualidade de som fizeram com que o cassete suplantasse a gravação da fita de rolo na maioria de seus usos domésticos e profissionais. Suas aplicações estenderam-se desde o áudio portátil de gravação caseira até à armazenagem de dados para computadores futuramente.
Disquete: criados nos anos 70 pela IBM, baseada na mesma tecnologia da fita cassete utilizam uma base fina de material plástico revestida de óxido de ferro. Trata-se de um material ferromagnético, e se você o expuser a um campo magnético, ele ficará permanentemente magnetizado pelo campo, em suas primeiras versões mediam 8 polegadas e disponibilizavam apenas 80Kb de espaço para armazenamento na época de 70 a 90 era uma das únicas maneiras de passar os arquivos um pouco depois surgiu o modelo de 5,25 polegadas. Em meados dos anos 90, popularizou-se a versão mais compacta, com 3,5 polegadas e uma “impressionante” capacidade para armazenar até 1,44 Mb
Video Cassete: O gravador de vídeo cassete, também conhecido pela sua sigla inglesa VCR (Video Cassette Recorder), é um aparelho eletrônico capaz de gravar e reproduzir imagens que são registradas em fitas magnéticas acondicionadas em caixas plásticas. Ele é o sucessor do gravador de videoteipe, que utilizava fitas magnéticas em carretéis plásticos.