AP II Auditoria de Sistemas
Parte inferior do formulário
Foi noticiado pela imprensa, em 23/11/2013 que um caixa eletrônico falso foi descoberto, em Curitiba, em uma agência do Banco do Brasil por um cliente. O caixa falso era encaixado por cima do verdadeiro e simulava os serviços para enganar os clientes do banco. De acordo com a Polícia Militar, as informações eram roubadas quando uma pessoa colocava o cartão e digitava a senha. Esta agência bancária fica na Avenida Padre Anchieta, no bairro Bigorrilho.
RESPONDA
Diante desta noticia, a nossa proposta é, baseando-se na nossa unidade II, faça uma análise da situação problema, abordando a segurança física e lógica e contemplando possíveis soluções para o problema.
Resposta:
Sabemos que os bancos brasileiros investem em sistemas de segurança física e eletrônica para garantir a tranquilidade de seus clientes e funcionários. Mas mesmo assim, vemos que constantemente as agências bancárias e seus caixas eletrônicos tem sido alvo de ladrões.
Na situação citada acima, vimos que o alvo dos ladrões foi um caixa eletrônico, na parte frontal da agência bancária, deixando claro a fragilidade da segurança física por parte do banco para com os seus clientes e também com os seus funcionários.
Para evitar tais problemas, esta Agência em especial, deve investir mais em sua segurança física, como:
Utilizar câmeras com sensores capazes de captar imagens de alta resolução, em cores, de forma a permitir a clara identificação de assaltantes e criminosos;
A agência deve possuir equipamentos que permitam a gravação simultânea e ininterrupta das imagens geradas por todas as câmeras do estabelecimento, inclusive nos caixas eletrônicos, durante o horário de funcionamento interno e externo e quando houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento;
Deve também, utilizar escolta armada em horários diferentes por várias vezes ao dia;
Constantes instruções de segurança e alertas aos seus usuários.
Também na parte lógica,