História do ZX Spectrum
Introdução
O ZX Spectrum foi um microcomputador lançado na Inglaterra em 1982, pela companhia Sinclair Research, propriedade do engenheiro inglês Clive Sinclair. O nome original do ZX Spectrum era ZX82, sendo este o 3º microcomputador de sua companhia, antes havia lançado em 1979 o ZX80 e em 1981 o ZX81. O nome do ZX82 foi alterado para ZX Spectrum pois este além de melhorias significativas as versões anteriores, reproduzia imagens coloridas e som, algo que os anteriores não faziam.
No total o ZX Spectrum teve 9 versões diferentes, alguns eram somente upgrades e outros possuíam hardware diferenciado. Além disso, uma grande quantidade de periféricos foram produzidos, eles vão desde interfaces para joysticks analógicos, passando por controladores multifunção, até o famoso Micro Drive.
Os ZX rodavam o sistema operacional Sinclair BASIC, através de um interpretador da linguagem de programação BASIC que se encontrava na ROM das máquinas.
O criador: Clive Marles Sinclair (30/07/1940)
Gênio criativo que desde pequeno tinha gosto por objetos pequenos, sendo que com apenas 12 anos construiu uma pequena calculadora mecânica, e aos 22 anos já fundava sua própria empresa de nome Sinclair Radionics, especializada na produção de rádios, calculadoras e instrumentos eletrônicos. Logo em seguida a empresa se chamaria Sinclair Research, esta que lançaria suas grandes inovações na linha dos microcomputadores.
O primeiro: ZX80
Lançado em fevereiro de 1980, o ZX80 foi criado pelo Sinclair com o propósito de desenvolver um produto prático de uso e com preço acessível à população na época. Considerado uma grande inovação, fez com que explodisse a febre dos computadores domésticos no Reino Unido nos anos 80. Foi o primeiro computador vendido no Reino Unido por menos de 100 libras, exatos £99,95. Especificações técnicas:
CPU: Z80A ou um NEC D780C, rodando a 3.25 MHz.
ROM: 4