hoje amanha e sempre
Arte nova
A arte nova surge na Belle Époque, na França e na Bélgica. Esta aprecia a natureza e valoriza a linha curva, que demonstra movimento. Os materiais usados são tecidos, vidro, pedras e madeiras.
Expressionismo
O expressionismo foi trabalhado principalmente na Alemanha e países nórdicos, em 1905. Este tipo de pintura transmite o sentimento do artista, através das cores, do tipo de pinceladas e da desfocagem. Nesta arte podemos encontrar artistas como Otto Dix, Edvard Munch e Vincent van Gogh e um exemplo de uma obra é ´”O Grito”.
Fauvismo
O Fauvismo é caracterizado pelo contraste das cores e a utilização de cores vivas. A pintura por vezes é vista como uma pintura grosseira e também há ausência da perspetiva. Entre vários artistas desta arte temos o Matisse e Vlaminck. Uma obra que demonstra esta arte e “A Mulher de Chapéu”.
Cubismo
No Cubismo há a redução dos objetos representados a figuras geométricas, permite apresentar várias facetas de uma só vez e há a utilização de cor monocromática. Picasso é o pintor mais conhecido nesta arte e uma obra em que vemos o cubismo é “As meninas de Avignon”.
Abstracionismo
O Abstracionismo é uma arte não figurativa, as linhas e as cores são conjugadas de forma subjetiva e há grandes contrastes na cor. Neste tipo de arte encontramos pintores como Kandinsky e Piet Mondrian e uma obra é “Esboço II para Composição VII, nº 182”.
Futurismo
O Futurismo consiste na alternância de planos e sobreposição de imagens, na fragmentação da luz, na utilização de cores muito contrastadas e pretende mostrar o movimento da máquina, da vida e do mito da velocidade. Um dos artistas deste é o Marcel Duchamp e uma obra do futurismo é “A transição de Virgem a Mulher”.
Surrealismo
Para finalizar temos o surrealismo, onde encontramos imagens surpreendentes, pois não mostram situações reais, há a exploração de um mundo de sonho, alucinação do subconsciente. Salvador Dali e René Magritte foram alguns dos seus