aula 1 evolução dos computadores
Definição:
Computador - aparelho eletrônico que é capaz de receber, armazenar e processar grande quantidade de informação em função de um conjunto de instruções com que é programado.
Informática Aplicada ao Comércio
Aparentemente, o homem primitivo não necessitava contar, pois retirava da natureza o que necessitava para a sobrevivência.
Os números e o processo de contagem devem ter sido inventados com o desenvolvimento de atividades como a agricultura e o pastoreio, quando o homem deixou de ser nômade, passando a fixar-se.
Por volta do ano 1500 a.C., surgia o
Ábaco, o primeiro instrumento capaz de calcular com precisão e rapidez. Em 1642, o cientista francês Blaise Pascal construiu a primeira calculadora mecânica capaz de somar ou diminuir números rapidamente. A Pascalina, como foi apelidada, foi criada quando
Pascal tinha apenas 19 anos.
Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso pois não foram produzidas mais de cinquenta unidades e o seu preço era excessivamente alto.
O matemático e inventor
Inglês Charles Babbage, conhecido como “o pai do computador”, idealizou e projetou a “máquina analítica”. Processava as quatro operações e fazia as impressões em cartões.
A Marinha americana, em conjunto com a
Universidade de Harvard, desenvolveu o computador
Harvard Mark I que tinha como objetivo calcular as trajetórias de projeteis durante a Segunda Guerra.
Um gigante que 2,5 metros de altura por 18 metros de comprimento, tinha 750.000 partes e 700 quiômetros de cabos.
A partir do momento que surgiram os primeiros computadores, divide-se a história dos computadores em cinco gerações distintas. A Primeira Geração
Tecnologia de Válvulas Eletrônicas
(1940 – 1955)
Principal característica:
Utilizava válvulas eletrônicas. -Inicialmente desenvolvida para a indústria radiofônica possibilitou cálculos milhares de vezes mais