Informática
Aluno: Bruno de Almeida Santos
Período: 1º 2013.2 Turno: Noite
Professor: Sandro Andrade Monteiro Menezes
Disciplina: Introdução a Informática
Tema: A evolução das extensões de áudio, vídeo e imagem.
A evolução da tecnologia portátil Extensões de Áudio
Por diversas vezes fui questionado sobre a diferença entre iPod, iPhone, Smartphone, celular, iPad, etc., etc., etc. Por isso resolvi escrever um post para esclarecer estas dúvidas e, também, saber de mais detalhes destas diferenças, caso seja questionado novamente.
Os aparelhos portáteis multifuncionais que conhecemos hoje surgiram, basicamente, da junção do aparelho celular e do tocador de áudio digital (descendente do tocador de fita cassete, pois é, isso existiu sim e não faz muito tempo!).
Para entender melhor vamos às definições de cada aparelho: Celular Antigo (Tijolão)
Telefone celular: “é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células…”(Wikipédia). Pensando bem, vamos deixar um pouco de lado toda essa parte técnica e vamos falar de algumas funcionalidades?! O surgimento do Telefone Celular permitiu a comunicação por voz e dados entre duas pessoas geograficamente distantes. Os primeiros aparelhos, e confesso que conheci alguns, mais pareciam com tijolos do que com os celulares que temos hoje, por isso logo foram intitulados de “tijolões” (meu pai teve um desses). Modelo de MP3
Tocador de áudio digital: estes são os popularmente conhecidos por MP3, mas na verdade mp3 é a extensão do áudio que este aparelho toca. Com um ‘MP3’ é possível escutar e gravar áudios, alguns até podem ser usados como pen drives. Os MP3 evoluíram para:
MP4, com os quais podemos visualizar imagens e vídeos (lembrando que mp4 é a extensão do vídeo);