Beta
Origem
03
Aquário
04
Manutenção
05
Alimentação
07
Reprodução
09
Saúde
11
Distribuição Gratuita
Origem
O Peixe Betta
(Betta splendens) tem origem no sudeste asiático e começou a ser domesticado para rinhas por conta de seu comportamento extremamente agressivo. Este tipo de competição, porém, acaba tendo um final trágico para ambos os combatentes, já que, normalmente, os peixes ficam tão machucados que não sobrevivem.
Os Bettas encontrados na natureza são bastante diferentes dos ornamentais, possuindo uma coloração marrom desbotada, com três faixas horizontais pelo corpo e alguns pontos iridescentes azuis, verdes e vermelhos.
As nadadeiras são menores, pois precisam de agilidade e velocidade na natação. Já os Bettas ornamentais são provenientes de uma série de mutações genéticas selecionadas pelo homem, que
resultaram em variadas e estonteantes combinações de cores e nadadeiras.
Os Bettas pertencem a sub-ordem
Anabantoide da qual também fazem parte o Trichogaster e a Colisa. Em seu hábitat natural, estes peixes costumam viver em poças lamacentas, onde o oxigênio é escasso. Conseguem sobreviver por conta de um sistema respiratório específico apresentado por eles. Além de possuir a respiração branquial normal, presente em qualquer peixe, os Bettas possuem uma respiração auxiliar que é realizada através de um órgão especial chamado labirinto, localizado na cabeça. Este sistema permite a assimilação do oxigênio do ar atmosférico, que os peixes captam na superfície da água.
Distribuição Gratuita
3
Aquário
Por serem extremamente agressivos entre si, os machos devem ser mantidos em aquários individuais, conhecidos como beteiras. Não há nenhum problema em mantê-los em espaços pequenos, já que essa é a situação que vivem na natureza e sua capacidade de respirar na superfície facilita a manutenção nestes ambientes, porém sabe-se que ambiente muito restritos, como aquários de 1