Bertalanffy
Ludwing Von Bertalanffy, biólogo e filósofo, que nasceu em Viena em 1901, foi o criador e principal expoente da Teoria Geral dos Sistemas, ele foi reconhecido no mundo inteiro como o pioneiro em defender a visão organística na biologia e o papel da simbologia na interpretação da experiência humana.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS é um conjunto de elementos inter-relacionados que visam atingir um objetivo (finalidade). Segundo Bertalanffy a idéia central da tese é identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e da relação entre eles.
Ao contrário da Teoria Clássica, que decompunha as organizações em várias partes para estudá-las individualmente, a abordagem sistemática permite a visão global delas: os sistemas não podem ser compreendidos isoladamente.
CONCEITOS
HOMEOSTASE: Tendência do sistema de permanecer estático, em equilíbrio.
ENTROPIA: Tendência do sistema fechado que não trocam de energia ao morrerem.
FEEDBACK: reforça ou modifica o comportamento do sistema quando a energia, informação ou saída a ele retorna. É a função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.
Todas as organizações tendem a se degastar e a ruir com o tempo, mas Bertalanffy achou a solução para contornar o problema utilizando conceitos de sua área como biólogo: todas as empresas são abertas e há uma constante troca de energia entre elas; com isso elas podem adquirir equilíbrio (homeostase), sendo uma forma de evitar a entropia.
PENSAMENTO SISTÊMICO, entender e lidar com a complexidade são as bases do pensamento sistêmico, e é uma das mais importantes ferramentas intelectuais do administrador.
SISTEMAS, conjunto de partes, funcionalmente inter-relacionadas, cada uma denominada subsistema, organizadas de modo a alcançar um ou mais objetivos com a máxima eficiência e eficácia