Bens econômicos, suas classificações e conceitos de valor
SUMÁRIO
Introdução...............................................................................................03
Desenvolvimento
Bens Econômicos, suas classificações e conceitos de Valor........................................................................................................04
Conclusão................................................................................................06
Referências Bibliográficas.......................................................................07
INTRODUÇÃO
Primeiramente, faz-se necessário antes de abordar os bens econômicos uma breve definição do conceito de economia. É a ciência social que estuda a maneira com que o individuo, e a sociedade empregam os recursos na produção de bens e de serviços de tal maneira a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade. O Bem econômico é, portanto, tudo aquilo dotado de utilidade, porém intimamente ligado a lei da escassez e que satisfaz uma necessidade humana material ou não. Elucidados tais conceitos podemos partir para a classificação dos bens econômicos, esta se dá de acordo com quatro critérios fundamentais, são eles: materialidade, finalidade, relações entre si e por ultimo a necessidade. Mais importante que apenas definir tais classificações, seria apenas estabelecer uma relação entre essas quatro variáveis.
DESENVOLVIMENTO
Bens Econômicos, suas Classificações e Conceitos de Valor
Os bens econômicos classificam-se, quanto à materialidade em serviços ou bens propriamente ditos. O principal elemento diferenciador entre eles se dá pela materialidade, ou seja, enquanto os bens propriamente ditos são aqueles que se apresentam de forma materializada, os serviços são aqueles imateriais, decorrentes de atividade humana, como por exemplo, os honorários de um advogado.
Quanto a sua finalidade, os bens econômicos se classificam em bens de consumo, que tendem a suprir