Economia
THAÍSA LOPES MARTINS
BENS ECONÔMICOS, SUAS CLASSIFICAÇÕES E CONCEITOS DE VALOR
POUSO ALEGRE – MG
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 BENS ECONÔMICOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES
2 VALOR DOS BENS E SUAS CLASSIFICAÇÕES
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO A Economia, como vista em sala de aula e nas pesquisas feitas, é indissociável do Direito. Isto ocorre porque as relações básicas estabelecidas pela sociedade para o emprego dos recursos escassos são de caráter institucional, vale dizer, jurídico. Este trabalho tem como objetivo esclarecer conceitos sobre os bens econômicos, suas classificações e os conceitos de valor. Ao estudá-lo, as dúvidas relativas a esse tema serão dissolvidas e será possível adquirir um conhecimento básico da matéria.
1 BENS ECONÔMICOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Entende-se por bens econômicos tudo aquilo que é útil e escasso, ou seja, aquilo que tem utilidade e é limitado. A economia é a ciência social que estuda as relações que disciplinam o uso desses recursos, que pela necessidade das pessoas torna-se limitados. Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. Além dos bens econômicos há os bens livres, que são aqueles que existem em quantidade ilimitada e não requer esforço humano para a sua obtenção. O foco da Economia é o estudo dos bens econômicos, os quais se classificam em: bens de consumo e bens de produção, bens propriamente ditos e serviços, bens fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, bens duradouros e não duradouros e bens complementares e sucedâneos.
Os bens de consumo atendem de forma direta e imediata as necessidades dos consumidores enquanto os bens de produção permitem a produção de outros bens, ou seja, atendem de forma indireta as necessidades do destinatário. Classificam como bens de consumo os alimentos,