Bens economicos, suas caracteristicas e conceito de valor
As necessidades humanas por não terem limites, podem ser comparadas ao infinito. O aumento das necessidades com o avanço tecnológico nos meios de comunicação gerou o consumismo, que sempre existiu, porém teve uma mudança no ritmo.
O consumismo pode causar uma escassez no produto que está em alta no determinado momento, essa escassez ocorre, pois os recursos que satisfazem a humanidade tem uma limitação, tem um fim. A primeira teoria que comprova o surgimento da escassez foi escrita por T. Malthus que exemplificava que o crescimento demográfico crescia em progressão geométrica (em multiplicação) e os recursos que sustentaria a humanidade cresce em progressão aritmética (em somatória), sendo assim o futuro desses recursos que abastecem as necessidades humanas entraria em colapso, sem a possibilidade de abastecimento para todos.
A economia surge com a necessidade e os recursos para abastecê-las. A escassez pode ser encontrada em qualquer sociedade. A atividade econômica é aplicada na escolha dos recursos que atenderá as necessidades humanas. A economia pressupõe a escassez social, tendo como base de estudo toda sociedade, independente da quantidade de indivíduos que as compõe e dos recursos que ela utiliza para a sustentação de seus componentes. Os fatos econômicos dependem diretamente das normas que os regem, a pressão dos fatos econômicos pode moldar a legislação.
Temos como Bens Econômicos é tudo o que tem utilidade e pode se tornar escassos no suprimento da necessidade humana.
A necessidade é um desejo manifestado por parte de quem experimenta, vistas pela sociedade de forma nociva, que não pode ser julgada pela economia enquanto ciência, mais esta pode explicar como ocorre a necessidade, seu desenvolvimento e o suprimento para a satisfação da atividade. O subjetivismo da capacidade não precisa ser totalmente comprovado, para dizer que é uma utilidade, basta ser procurado já é considerado útil. Existem os bens livres,