RESUMO CPC 00
Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico
Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro
PREFÁCIO
Capítulo 1, Objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral; e capítulo 3, Características qualitativas da informação contábil-financeira útil. O capítulo 2 (ainda não editado) tratará do conceito relativo à entidade que divulga a informação; e o Capítulo 4 contém o texto remanescente da antiga Estrutura Conceitual.
O Capítulo 1: se destinam primariamente aos seguintes usuários externos: investidores, financiadores e outros credores, sem hierarquia de prioridade; informação fidedigna e relevante, pode melhorar a confiança do usuário e assim contribuir para a promoção da estabilidade econômica.
No Capítulo 3: características qualitativas fundamentais: relevância e representação fidedigna; as demais são características qualitativas de melhoria da qualidade das demonstrações contábeis: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade,
A característica qualitativa confiabilidade foi redê nominada de representação fidedigna.
A característica essência sobre a forma foi formalmente retirada da condição de componente separado da representação fidedigna, por ser considerado isso uma redundância, Assim, essência sobre a forma continua, na realidade, bandeira insubstituível nas normas do IASB.
A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser considerada inconsistente com a neutralidade. Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são considerados incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.
OBJETIVO E ALCANCE
É o de servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração e na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, na preparação e utilização das