BENEVOLO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO SÃO CARLOS - SP
HISTORIA DA CIDADE – A CIDADE LIVRE NA GRÉCIA
LEONARDO BENEVOLO
PROFª NORA
SÃO CARLOS - SP
2015
MARILÉIA RODRIGUES R.A 6100701
A CIDADE LIVRE NA GRÉCIA
Na idade do Bronze a Grécia encontra-se na periferia do mundo cível, ricamente montanhosa. Ela não era constituída em estado, mas dividida em um grande numero de pequenos povoado onde em cada um deles uma família guerreira é eleita a morar no alto da montanha, domina um pequeno território aberto para o mar, que desenvolvia relações marítimas de produtos. Esses vilarejos eram muito ricos Essa organização independente é destruída na invasão dos Bárbaros na idade do ferro, e com isso regrediram no tempo. Devido à invasão, houve uma restruturação politica e estruturais auxiliadas pela inovação técnica e economia. Esses vilarejos passam a ser auxiliados, pela inovação técnica e econômica.
Assim essas pequenas cidades se tornam cidade-estado, símbolo urbano da antiguidade, a Polis. E foi nela que houve o desenvolvimento cultural, intelectual, filosófico e arquitetônico que se conhece como símbolo da Grécia.
A Polis tiveram sua origem em uma colônia, onde se refugiavam os habitantes do campo para defender-se da invasão, mas tarde esse território se estendeu pela planície e foi cercado por muros.
Surgiu, então, o lugar dos templos – A cidade alta - e o lugar publico civil e de comercio a astu – a cidade baixa. E, mesmo a cidade sendo tida como um organismo único, nela pode ser identificado três espaços de vital importância: o pritaneu, lar comum, consagrado aos Deuses local -, a bule – conselho de representante da