Fichamento texto O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
Cultura e Poder nas Organizações
Prof. Dorgival Henrique
Relações Internacionais 3º Semestre – Diurno
Bruna Aparecida de Almeida
Piracicaba – Março/2015
Fichamento
Textos:
O Estilo Brasileiro de Administrar – Betânia
1.1 ESTILO E CULTURA
O Texto Estilo Brasileiro de Administrar, inicia-se relembrando o fato de que nosso objeto de análise é a administração e que sua natureza não é física, e sim, humana. Para transformar a natureza humana, precisamos imprimir um estilo.
Estilo: Uma modificação de algo em estado natural, feita de forma seletiva e padronizada, que produza uma representação característica e diferenciada das demais.
A autora deixa claro que o estilo brasileiro de administrar é único e original, que é criado em um processo de transformação por nossos superiores (dirigentes, gerentes) e outros colaboradores envolvidos na administração de organizações brasileiras.
Qual a importância dessa tarefa?
Antigamente, as maneiras de administrar empresas eram consideradas universais para todas as situações administrativas, independente do meio nacional. Atualmente, com o surgimento de multinacionais e multiculturais, ficou clara a nossa necessidade e a importância do caráter e da identidade nacional, à medida que o econômico não sobreponha o cultural e social.
Como?
Segundo a autora: “Atualmente, ao mesmo tempo que se procura unificar políticas econômicas em níveis macrorregionais, surgem barreiras sociais e culturais no nível das nações”.
Seguindo a mesma linha de pensamento, na página 14, a autora menciona que: “(...)em um mundo cada vez mais economicamente internacionalizado, é fundamental para a sobrevivência de casa uma das sociedades reconhecer sua própria identidade cultural para manter relações interdependentes produtivas. E essas