Biografia benévolo
Estudou arquitetura na Universidade de Roma, onde se graduou em 1946. Mais tarde, ele ensinou história da arquitetura na mesma universidade em primeiro lugar, e depois para a Universidade de Florença, Veneza e Palermo. Para os primeiros, insights brilhantes (cultura revolucionária daqueles anos), em particular a diferença fundamental entre a arquitetura romana e arquitetura grega, ele recebeu a cadeira de "História e Estilos de Arquitetura I e II" na faculdade de Roma em 1956, com a idade de 33. Seus escritos, traduzidos e difundidos em muitos países, deram-lhe uma reputação internacional, de modo que ele pode ser considerado em si mesmo como um dos maiores historiadores vivos de arquitetura e urbanismo.
Além dessas atividades educativas Leonardo Benevolo tem desenvolvido uma intensa actividade profissional, o que o levou a projetar e construir a nova sede da Fiera di Bologna (junto com Thomas Jura Longo e Romãs Charles), o plano de Ascoli Piceno, o plano de o centro histórico de Bolonha, o plano de Monza (1993-97). Ele era um membro da comissão do plano de reconstrução da área completamente devastada em 1963 pelo desastre Vajont, devido ao transbordamento das águas da barragem, provocando milhares de mortes e da destruição dos países da Blyth, Casso, Erto .
Chamados a Brescia para o projeto do novo bairro S. Polo, lá se estabeleceram de forma permanente, continuando a atividade profissional, especialmente no planejamento urbano (planos diretores de diferentes cidades do Piemonte e da Lombardia). Atualmente trabalho é no campo do design e teórica, com uma produção ininterrupta de textos.
Em As origens do urbanismo (Roma, 1963), o autor destaca a origem dupla, técnica e moralista, experiências com urbanismo moderno nasceu na Grã-Bretanha e França. A tese central do livro é que as instâncias refrescantes da cultura urbana moderna só pode ser realizado quando há uma união total entre eles e os poderes políticos.
Outro trabalho